A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada promoveu um "Dia D" de vacinação contra a gripe H1N1 no último sábado (27), como uma medida para facilitar a ida das pessoas até a unidade de saúde localizada no centro da cidade. Por enquanto, a vacina está disponível para gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos e, doentes crônicos. O período de vacinação para os casos citados ficará disponível até o dia 02 de abril. Para crianças com idade entre dois meses e menor de dois anos está disponível também a vacina contra a pneumonia.
A partir da próxima segunda-feira (05) poderão se imunizar contra a H1N1 pessoas com faixa etária entre 20 e 29 anos. A parir de 10 de maio a vacina estará disponível para a população com idade entre 30 e 39 anos. A vacinação para idosos contra a gripe comum inicia no dia 24 de abril.
A secretária de Saúde Adriana Pavelski diz que a equipe que está atuando na campanha de vacinação não tem medido esforços para possibilitar que todos tenham acesso a unidade de saúde. Segundo Adriana, entre os grupos a serem vacinados, aproximadamente cinco mil pessoas devem ser imunizadas em Ponte Serrada.
Adriana lembra ainda que com a chegada do outono e das temperaturas mais baixas, período em que o vírus da gripe H1N1 se propaga com maior facilidade, os cuidados para evitar que isso ocorra devem ser retomados. Entre as medidas de prevenção estão cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e jogar o lenço no lixo após o uso.
Lavar bem as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Usar produtos à base de álcool para limpar as mãos. Evitar tocar os olhos, boca e nariz, porque os germes se espalham desse modo. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, pratos e talheres, evitar contato próximo com pessoas doentes e alimentar-se bem.
Ascom Ponte Serrada