Ufólogos de todo o país estiveram presentes do I Encontro Nacional de Ufologia em Ipuaçu no sábado (27). Os ufólogos trouxeram para Ipuaçu diversos assuntos relacionados a discos voadores, extraterrestres, ets e outros. Também colocaram ao conhecimento dos participantes imagens verdadeiras e falsas de fotografias que retratavam seres e objetos não identificados.
Autoridades estiveram presentes e destacaram a importância desse evento em Ipuaçu. Para o Secretário Regional da SDR Xanxerê Ademir José Gasparini, o evento representa o início de uma fase de estudos e busca de explicação do ocorrido em Ipuaçu.
O prefeito municipal de Ipuaçu Denilso casal colocou que essa foi uma forma das pessoas terem conhecimento do assunto através dos ufólogos que pesquisam esses fenômenos no mundo todo.
O ufólogo Ademar Jose Gevaerd conduziu os trabalhos e explorou sobre os acontecimentos no mundo, principalmente na Inglaterra. Gevaerd também comentou sobre o ocorrido em Ipuaçu e afirmou que tem probabilidade de acontecer novamente.
Marco Antonio Petit do Rio de Janeiro relatou os casos clássicos da Ufologia Mundial, em especial a Brasileira. O ufólogo comentou sobre o caso Roswell, onde uma nave foi vista no dia 02/07/1947 no Novo México. "Essa nave caiu e muitos corpos foram recolhidos", afirma Petit. Ele explica que foi a partir desse caso que as pesquisa começaram a se expandir primeiramente pela América. Outra questão abordada por Petit foi o caso Varginha ocorrido em 13/01/1996. Esse é o caso Roswell brasileiro, um dos principais casos ufológicos ocorrido no Brasil.
Ivo Luis Dohl de Xanxerê comentou sobre os agroglifos de Ipuaçu e região. Ivo explorou sobre o caso ocorrido em Ipuaçu nos dois momentos (o surgimento dos primeiros círculos em Ipuaçu foi registrado em 09 de novembro de 2008 voltando a acontecer dia 29 de outubro de 2009). Durante sua palestra, o proprietário da terra onde foi encontrado rastros do fenômeno em Ipuaçu Nilso Biazoto afirmou que não foi entrado com nenhuma máquina ou carro na lavoura que pudesse ter deixado rastro. "Isso foi muito estranho para nós", afirma ele.
A última palestra foi proferida pelo Brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra estrutura Aeroportuária). Ele afirma que não é ufólogo e explanou sobre as forças armadas. "Precisamos unificar forças para defender o nosso planeta. "Não estou falando sobre os ets ou discos voadores, mas de outras causas como asteróides". Afirmou o Brigadeiro. Para ele, já que esses estranhos acontecimentos estão acontecendo, esse chamados ets deveriam ao invés de fazer círculo, deixar uma mensagem escrita. "Eles deveriam mandar uma mensagem nos ameaçando, assim faríamos nos pensar", afirma ele.
O evento encerrou às 19hs e teve a participação de mais de 350 pessoas de vários lugares, inclusive da Índia e Japão. Durante a tarde aconteceu a Mateada que, com a chuva, foi transferido para o lado do clube.
Os conferencistas e seus títulos:
Ademar José Gevaerd – Campo Grande: Os círculos nas plantações: uma mensagem a ser decifrada.
Fundador e editor da revista UFO, a mais antiga revista ufológica em atividade do mundo, e presidente do Centro Brasileiro de Pesquisa de Discos Voadores (CBPDV). Foi coordenador até fevereiro deste ano da Comissão Brasileira e Ufologia (CBU), que lançou a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. É um dos ufólogos mais atuantes do mundo, tendo representado o Brasil em eventos e pesquisas em mais de 50 países.
Anna Sharp – Rio de Janeiro. relação do agrogrifos na Inglaterra.Fernando Ramalho – Brasília: O movimento de abertura ufológica no Brasil e no mundo.
Estudou física e astronomia na Universidade Federal do rio de Janeiro e tem formação em hipnose, regressão e programação neurolinguística. É ativa e premiada consultora motivacional, escritora e terapeuta. Utiliza a física conceitual como base de seu trabalho de aperfeiçoamento humano e já atendeu mais de 9000 alunos no Brasil e no exterior. É diretora do Instituto Ana Sharp, que oferece cursos, seminários e trabalhos de reciclagem voltados ao desenvolvimento pessoal.
Ivo Luis Dohl – Xanxerê: Os agroglifos de Ipuaçu e região. Repórter e jornalista da Rede Princesa de Comunicação de Santa Catarina, alem de investigador de campo há anos. Teve forte ligação com abduzidos e contatos brasileiros, como Antonio Nelso Tasca, cujo livro Um Homem Marcado por ETs foi publicado pela biblioteca UFO. Foi primeiro pesquisador dos agroglífos e região, tendo feito as primeiras averiguações nos locais atingidos.
Marco Antonio Petit – Rio de Janeiro: Os casos clássicos da Ufologia Mundial, em especial a Brasileira. Co-editor da Revista UFO e diretor da Associação Fluminese de Estudos Ufológicos (AFEU). É membro fundador da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e autor de vários livros, sendo seu último lançamento UFOs: Arquivo Confidencial, da Colação Biblioteca da UFO. É dirigente do Instituto Galileu Galilei de Pesquisas Avançadas sobre a vida Extraterrestre (IGG) e considerado uma das maiores autoridades na área ufológica do Brasil, com vasta experiência em investigação de campo.
Rafael Amorim – Santa Cruz do Sul: Os melhores casos ufológicos da Região Sul.
Publicitário e diretor de arte há 19 anos com vasta experiência com quadrinista, cinematografista e roteirista. Pratica escotismo há 23 anos como voluntário condecorado com a Espada da Liberdade, na Inglaterra. Pesquisa ufológica há 20 anos, sendo criador dos grupos Sentinelas do Futuro, Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires e Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul. É consultor da revista UFO e membro da comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).
Rafael Cury – Curitiba: Dos primórdios da Ufologia até os dias atuais. O que a Ufologia significa para a humanidade.
Co-editor da Revista UFO e fundador e diretor do Núcleo de Pesquisa Ufológica (NPU). É membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e desde 1985 já realizou mais de 1400 atividades no campo da Ufologia e paraciências, entre elas centenas de congressos regionais e municipais sobre ufologia, com dezenas de conferencistas de vários países. É diretor da CWB TV em Curitiba.
Toni Inajar Kurowski – Curitiba: As melhores evidências fotográficas e de filmes dos UFOs.
Médico veterinário pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em metodologia da ciência pela Faculdade Espírita do Paraná, perito criminal do Instituto de Criminalista das áreas de fotografia forense, identificação de veículos e balística forense. Especialista em análise de imagens e responsável pelo Grupo de Análise de Imagens da Equipe UFO, alem de consultor da Revista UFO.
Fernando de Aragão Ramalho – Brasília.- Distrito Federal: Geógrafo e funcionário público concursado da Câmara dos deputados de Brasília (DF). É vice-presidente a Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET) e desde 2005 é conselheiro especial da Revista UFO. É o atual coordenador, desde fevereiro passado, da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), que em 2004 lançou a Campanha UFOs: Liberdade de Informação.
Brigadeiro José Carlos Pereira – Brasília: Informações militares sobre Ovnis no espaço aéreo brasileiro entre outros assuntos. Ex comandante do Comando de Defesa Aeroespacial.
O evento foi parceria entre Administração Municipal de Ipuaçu, Revista UFO e o apoio do Instituto Galileu Galilei, Núcleo de Pesquisas Ufológicas, Mythos Editora e o Sistema Princesa de Comunicação.
Ascom Ipuaçu