You are currently viewing Parque Nacional das Araucárias: conselho consultivo está formalizado

Parque Nacional das Araucárias: conselho consultivo está formalizado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Já está composto o Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias, uma unidade de conservação federal cuja extensão de 12 mil hectares está localizada nos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia. O evento que marcou a posse oficial dos conselheiros e a apresentação do Plano de Manejo do parque foi acompanhado pelo vice-prefeito de Ponte Serrada, Tibe, e realizado no Complexo Esportivo Pedro Domingos Bortolaz. Órgãos públicos como prefeitura e Câmara de Vereadores, assim como Epagri, Associações Comerciais e Industriais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural dos dois municípios são os órgãos com representantes no Conselho Consultivo que conta também com representantes do INCRA, IBAMA e Polícia Ambiental.

Embora a responsabilidade de conservação, manutenção e exploração de atividades turísticas e educativas do parque seja do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Conselho terá a função de acompanhar todo este trabalho e também fiscalizar.    

 De acordo com dados do Biólogo e técnico ambiental da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Marcos Alexandre Danieli, antigamente a mata de araucária cobria 40% da área do estado de Santa Catarina. Hoje, restam apenas 3% desta reserva. Para evitar o seu completo desaparecimento, foi criado em 19 de outubro de 2005, por meio de Decreto Federal, o Parque Nacional das Araucárias cuja área está sendo preservada, destinada a pesquisa e a oportunizar geração de renda através de atividades que não comprometam sua existência.

Ainda segundo Danieli, a área do Parque é de propriedade particular, mas, o processo de desapropriação e indenização aos proprietários está em tramitação. No evento, foi apresentado o plano de manejo da área que prevê a realização de atividades turísticas e de educação ambiental. Também foi apresentado um vídeo que evidencia toda a flora e fauna existente no parque.

Ascom Ponte Serrada