Ipuaçu faz parte das cidades nacionais que concentra um dos maiores números de famílias indígenas. Visando um levantamento de dados sobre o bolsa família das famílias indígenas do município, o Consultor do Projeto Pnud – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Desider Gomez em convênio com o MEC -Ministério da Educação está realizando uma pesquisa sobre a freqüência dos alunos nas escolas indígenas.
O consultor explica que para receber o beneficio, as famílias devem cumprir com algumas exigências do programa e uma delas é a freqüência escolar. "Já visitei diversas famílias em Ipuaçu e percebi pequenos problemas quanto à evasão escolar, pois o município presta boa assistência", explica Gomez.
Ipuaçu tem uma media de 615 famílias indígenas que recebem o beneficio com média de R$ 134,00. Gomez explica que no âmbito nacional, Ipuaçu tem uma grande representatividade pelo número de alunos indígenas. Ele afirma que o objetivo da pesquisa é saber as especificidades da área indígena de Ipuaçu, levantando problemas e posteriormente encaminhar para o Ministério da Educação.
O projeto esta sendo concluído em nível nacional. Iniciou em novembro e será concluído no final desse mês.
Ascom Ipuaçu