Os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) estão mobilizados em apoio às vítimas do tornado que atingiu os municípios de Xanxerê e Ponte Serrada, na segunda-feira (20), por volta das 15 horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos podem ter atingido 300 km/h. O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, decretou ainda na terça-feira (21) estado de calamidade pública.
Em Xanxerê, ao todo foram 2,6 mil residências atingidas e cerca de mil pessoas estão desabrigadas, segundo informações da Polícia Militar. Além disso, 120 pessoas foram hospitalizadas e dois óbitos foram registrados em decorrência do tornado. A Defesa Civil Municipal e Estadual estimam prejuízos de mais de 45 milhões de reais.
O Presidente da AMAI, Alcimar de Oliveira (Kiko), visitou no dia de hoje (22) as áreas atingidas, se solidarizou com a comunidade e colocou a Associação à inteira disposição do Governo Municipal de Xanxerê, para contribuir e dar o apoio necessário às vitimas da catástrofe. "Estamos fazendo contato com os prefeitos e pedindo colaboração aos que puderem disponibilizar máquinas, equipe e principalmente arrecadar materiais de construção. Toda ajuda que conseguirmos é bem vinda. Apesar da situação ser bastante triste, sabemos que agora o momento é de ter esperança e união para que possamos reconstruir esta bela cidade", ressalta.
Ainda na segunda-feira (20), a Presidenta Dilma Rousseff manifestou apoio e solidariedade às pessoas atingidas pelo tornado no oeste de Santa Catarina. Na terça-feira (21) e quarta-feira (22), por determinação da Presidenta, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, esteve em Xanxerê acompanhando, juntamente com a Defesa Civil Estadual e Nacional, a situação do município e garantiu que o Governo Federal irá disponibilizar toda a ajuda necessária para a reconstrução das cidades atingidas.
Além disso, a Presidenta Dilma enviou cerca de 200 homens do Exército, para auxiliar na distribuição de donativos às famílias afetadas pelo tornado. O principal ponto de arrecadação das doações e mantimentos está localizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi (Parque da FEMI), localizado próximo à BR 282.
O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, já garantiu a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas e também a realização de uma força tarefa para confecção de documentos pessoais, já que muitos foram danificados ou extraviados durante o tornado.
PONTE SERRADA
O Presidente da AMAI, Alcimar de Oliveira (Kiko), visitará na quinta-feira (23), a cidade de Ponte Serrada, também afetada pelo tornado. O município também faz parte da Associação e está localizado a 45 km da cidade de Xanxerê. Ao todo, três pessoas foram feridas durante o tornado e aproximadamente 200 residências atingidas, no entanto, os maiores prejuízos foram registrados na área industrial. O prefeito Eduardo Coppini decretou no dia de hoje (22), Situação de Emergência.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, algumas casas foram completamente destruídas. Assim como a cidade de Xanxerê, Ponte Serrada também conta com o apoio do Governo Federal e Estadual para normalizar a situação o mais breve possível.