A Federação Catarinense de Municípios – FECAM alerta os municípios de que na mudança entre o exercício de 2014 para 2015 ocorreu um problema na integração dos sistemas SIAFI x CAIXA e SIAFI x SICONV o que acarretou problemas na Ordem Bancária de Transferências Voluntárias, ou seja, no pagamento de fornecedores.
"Alguns pagamento cadastrados no SICONV, foram rejeitados como se houvesse ocorrido algum problema de cadastramento por parte dos usuários nas prefeituras, quando na verdade foi um erro de sistema", explica a coordenadora do Escritório de Projetos da FECAM, Marli Burato. Desta forma, a Federação informa que de acordo com o comunicado do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os municípios devem verificar no SICONV se os pagamentos cadastrados foram cancelados. Caso isso tenha ocorrido, é necessário refazer o pagamento.
"É necessário ressaltar que a retenção de tributos não foi bloqueada, assim os municípios devem refazer os pagamentos aos fornecedores pelo valor líquido, sem reter o imposto, para que não pague pelo mesmo tributo duas vezes", ressalta a coordenadora.
O Comunicado do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão pode ser acessado em: http://gam.fecam.org.br/adm/modulos/noticias/%20www.convenios.gov.br/portal/
Leticia Póvoas – Ascom Fecam