As famílias de Ouro Verde já estão recebendo em suas casas as embalagens da Campanha da Coleta Seletiva do Lixo, lançada recentemente no município como parte das ações previstas no Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGRS).
Um grupo de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, da Epagri, da Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde, está percorrendo as casas orientando os moradores sobre a separação dos resíduos recicláveis (papel, plástico, alumínio, ferro e vidro) e entregando uma bolsa de ráfia para armazenagem dos materiais.
A campanha será desenvolvida tanto na área urbana como na zona rural do município. Na cidade, os materiais serão recolhidos uma vez por semana, ou seja, todas as quintas-feiras. No interior, serão instalados, em breve, pontos de armazenagem e a coleta será realizada uma vez por mês.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vitor Fabris, os materiais depois de coletados serão separados e terão o destino ambientalmente correto.
Turmas da Reciclagem
Junto com a coleta do lixo reciclável estão sendo realizadas palestras de conscientização junto às escolas quanto à separação correta dos resíduos sólidos. A primeira palestra aconteceu na Escola Municipal Benvenutto Tacca, com a participação da "Turma da Reciclagem", personagens lúdicos que levaram informações aos estudantes com muita interatividade, alegria e diversão.
O QUE É RECOLHIDO:
Óleo de cozinha: Deverá ser armazenado em garrafas PET para facilitar a coleta;
Pilhas e baterias: Devem ser levadas até os pontos de coleta, Unidade de Saúde do Município e nos supermercados;
Lâmpadas fluorescentes: Devem ser levadas até a Unidade de Saúde do Município.
Resíduos de saúde animal: (seringas, agulhas, frascos entre outros) devem ser devolvidas nos locais onde foram adquiridas;
Embalagem de agrotóxicos: devem ser devolvidas nos locais onde foram adquiridas;
Embalagens plásticas, papéis, vidros, latas, ferro, devem ser lavadas caso necessário e armazenadas na embalagem que será distribuida pelo município na sua residência para pós coleta;
Resíduos: Lixo de banheiro e fraldas devem ser destinadas em lixeiras para pós coleta pela empresa responsável, em hipótese alguma deverão ser queimados;
Resíduos orgânicos: Deverão ser enterrados no seu próprio terreno, ou usados em composteiras, transformando-o em adubo orgânico.
LinkPressComunicação – Ascom Ouro Verde