A Administração Municipal de Xaxim, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, solicitou junto ao Ministério Público – Fundo de Bens Lesados a apreciação da possibilidade de recursos para a construção de um novo barracão de triagem e reciclagem do lixo, no qual foi aprovado o valor de R$350.000,00 parra a construção do referido barracão no Bairro Santa Terezinha.
Considerando as inúmeras problemáticas que envolvem as atividades dos catadores de papel, percebe-se a necessidade de uma definição de política de trabalho específica para este grupo de pessoas que necessitam de apoio. O trabalho do grupo é de enorme valia para o meio ambiente, tendo em vista o lixo arrecadado para reciclagem, minimizando as agressões ao meio ambiente na produção e geração de renda.
O Projeto de construção do novo barracão visa o armazenamento e triagem dos resíduos sólidos e recicláveis coletados por catadores, e também fornecer a cada catador um espaço para triagem de seu material. Através da implantação deste espaço, pretende-se dar um destino adequado para os resíduos, evitando a poluição visual e ambiental.
"A atuação dos catadores de materiais recicláveis no município é intensa, contamos hoje com 25 famílias de catadores, sendo que os mesmos não tem espaço para separação dos materiais, acumulando lixo em suas residências e no próprio município, causando danos sociai e ambientais", declarou Luciane Marchetti Bortolanzza, Secretária Adjunta da Assistência Social e Habitação.
Associada a coleta seletiva, a construção de um barracão para o armazenamento dos resíduos sólidos, atualmente coletados pela empresa CRI (Coleta, Reciclagem e Industrialização), do município, torna-se uma alternativa necessária, prática e viável na contribuição de mudança na degradação ambiental e organização dos catadores. Sem este barracão, o lixo coletado pela CRI são depositados em um aterro sanitário no interior do município.
"Com certeza a melhoria das condições socioeconômicas das famílias beneficiárias, a partir de estudo socioeconômico, será uma realidade por meio destes recursos que solicitamos para a construção do barracão. O estimulo e o investimento na criação de projetos de desenvolvimento comunitário e familiar como forma de proteção ao meio ambiente, fortalecimento da saúde e promoção de novos hábitos ecológicos pode auxiliar na geração de trabalho e renda que respeitem as especificidades locais de Xaxim, valorizando suas potencialidades e garantindo que a riqueza produzida a partir dos esforços da reciclagem seja apropriada pela população beneficiária desta proposta", declarou o Secretário da Assistência Social e Habitação, Uilian Cavalheiro.
A implantação do barracão para armazenamento e triagem dos resíduos sólidos, estará contribuindo para reverter o problema ambiental, desta forma, sua localização requer uma área de terra do município que respeite os seguintes critérios: Topografia plana para facilitar o fluxo de produção; próximo da cidade, para facilitar o acesso dos catadores; terreno cercado para maior segurança; terro com 1000m² de área.
Partindo do pressuposto que são coletados cerca de 400kg de resíduos sólidos diariamente e que 25 pessoas ocuparão o local para a triagem do material coletado, a estrutura do barracão deve ter uma dimensão de 1X300m², possuindo rede de energia elétrica e água.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim