Na sexta-feira (28) a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) recebeu Audiência Pública para discutir o tema Segurança Pública, a pedido da Deputada Estadual, Luciane Carminatti.
Durante a audiência, foram apresentadas a necessidade de mudar a estrutura do Corpo de Bombeiros de Xanxerê de Companhia para Batalhão, e o projeto de lei 026.0/2014, que trata da criação de três guarnições especiais da Polícia Militar na região Oeste.
Atualmente, a região da AMAI pertence ao 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) em Chapecó, que é responsável por 41 municípios, atingindo uma população de 407 mil habitantes. "É muita diferença em relação a todas as outras regiões do Estado, consequentemente, são mais municípios para dividir o efetivo policial", explica a deputada.
Com o PL, a ideia é desmembrar o 2º BPM em mais três Guarnições Especiais (GE): uma no bairro Efapi, em Chapecó, outra em São Lourenço do Oeste e uma terceira em Xanxerê. Cada uma seria como se fosse um novo Batalhão, teria sua estrutura administrativa própria e um número mínimo de policiais militares para trabalhar. "Nosso pedido é de 100 PM's para cada guarnição", ressalta a deputada.
Os Prefeitos da região da AMAI presentes ao evento relataram vários problemas que os municípios vêm enfrentando em virtude da falta de efetivo, dos gastos assumidos pelos municípios e que são responsabilidade do Estado, falta de estrutura para que a PM atue com mas eficácia.
Como resultado do encontro, foi acordado que cada Prefeitura, bem como a AMAI encaminharão moção de apoio ao Projeto de Lei proposto pela Deputada. Ainda, os municípios se comprometeram e solicitar moções também às câmaras de vereadores, Entidades Representativas, Associações, Sindicatos, etc.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI