A 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da AMAI (1ª CIPDC – AMAI) reuniu nesta segunda-feira (24) mais de 100 participantes no auditório da Unoesc Xanxerê. A Conferência deste ano tem como tema: "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional".
Durante a abertura o Prefeito de Vargeão e Presidente da AMAI, Amarildo Paglia, ressaltou a importância da Conferência enquanto espaço de discussão e levantamento de propostas para os trabalhos na área da Defesa Civil.
"A Defesa Civil é mais uma política pública que merece grande atenção, para que se possam desenvolver ações preventivas nos municípios, deixando assim poder público e sociedade preparadas quando do acontecimento das fatalidades climáticas", comenta Paglia.
O evento foi dividido em duas etapas. Na parte da manhã, o Diretor de Prevenção, Mitigação e Preparação aos Desastres da Secretaria de Defesa Civil, Major Fabiano de Souza, realizou palestra abordando o temário da Conferência.
No período da tarde foram realizados os debates por eixos temáticos que são os seguintes: I – Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; II – Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; III – Gestão do Conhecimento em proteção e Defesa Civil; IV – Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
Nos eixos aconteceram a elaboração de propostas e a escolha dos 11 delegados que representarão a região na etapa estadual que será realizada nos dias 26 e 27 de março, em Lages.
Participaram do evento: agentes da defesa civil, poder público, sociedade civil, conselhos e entidades profissionais, conselhos de políticas públicas e comunidade científica.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI