You are currently viewing Fundeb e Expo FEMI foram destaque na Assembleia de Prefeitos da AMAI

Fundeb e Expo FEMI foram destaque na Assembleia de Prefeitos da AMAI

Os Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) reuniram-se em Assembleia na segunda-feira (11). Também participou do encontro o Prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz.

Fabiano apresentou aos Prefeitos uma proposta de missão técnica à Europa, que a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) está organizando para 2014. De acordo com ele, o objetivo são visitas para conhecer experiências sobre energias renováveis; resíduos sólidos; associativismo de pequenas propriedades e modernidade urbana. Sendo assim, ficou a critério de cada Prefeito decidir pela participação ou não na viagem.

Já o Presidente da Expo FEMI, Jelder Bavaresco, realizou o convite para que os municípios da AMAI, participem da Feira, prevista para acontecer de 8 a 16 de março de 2014.Os Prefeitos acordaram em manter o formato de 2012 com um estande colativo.

Na sequência o Presidente do Colegiado de Educação da AMAI, Odymar Bombassaro orientou os Prefeitos sobre o funcionamento das creches municipais em período de férias, Planos de Cargos e Salários dos Professores. Também apresentou os valores que alguns municípios vêm perdendo junto ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Ainda, a Secretária Executiva da AMAI, Ingrid Piovesan, repassou informações sobre o convênio AMAI-SDR para elaboração dos Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (Pmgirs).

O recurso para os Pmgirs está sendo disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), na ordem de R$ 386.607,50. Com a exceção do município de Ipuaçu, onde a construção do Plano já está em andamento, os demais municípios da região manifestaram interesse na execução do Plano. Além da contratação da empresa por meio de licitação para elaboração dos Pmgirs, cada município contará com um Comitê Gestor Local, composto por no mínimo cinco técnicos para acompanhamento do trabalho.

Para finalizar a Prefeita de Ouro Verde e 2ª Vice-Presidente da AMAI, Rosane Selig, fez um relato sobre os assuntos tratados na Assembleia de Prefeitos da Fecam. Ela explicou que atualmente, existe uma preocupação unânime entre os Prefeitos do Estado no que se refere ao fechamento das contas do exercício e o crescimento das responsabilidades repassadas aos municípios pelos Governos Estadual e Federal.

Fernanda Bertotto – Ascom AMAI