envio das condicionalidades de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família foi prorrogado para o dia 7 de julho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) um comunicado e o pedido para que os gestores municipais sejam informados.
Antes, as prefeituras tinham que enviar informações de saúde dos cidadãos atendidos pelo PBF até o dia 28 de junho. No entanto, até o dia 25 de junho, 254 Municípios apresentavam cobertura menor que 20% de registro das condicionalidades, segundo o próprio MDS.
A situação é ainda pior para 99 Municípios – destes 254 – que ainda não inseriram informação alguma no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.
Média nacional
De acordo com o comunicado do MDS, 6,9 milhões de famílias beneficiárias, ou 59,95%, foram acompanhadas e registradas. Roraima foi o Estado com melhor desempenho até agora, com 80,69% das informações coletadas.
A meta nacional de cobertura de acompanhamento das condicionalidades de saúde para 2013 foi de 73%. As famílias que não apresentarem as informações podem ter o benefício bloqueado.
O prazo das condicionalidades de Educação foi mantido e terminou no sábado, dia 29 de junho.
Fonte: Agência CNM