A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) realizaram nesta terça-feira (18), curso sobre o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF). O ministrante foi o Auditor Interno da SEF, Telbas Mauri da Silveira.
Além dos técnicos dos municípios da região da AMAI e AMnoroeste, participaram gerentes e técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, São Lourenço do Oeste e Xanxerê.
A abertura foi realizada pelo Prefeito de Ipuaçu, Denilso Casal, que salientou a necessidade da formação continuada dos gestores e servidores públicos, para que as atividades nos municípios sejam desenvolvidas de forma eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
O SIGEF é o sistema oficial de planejamento, orçamento, finanças e contabilidade do Estado de Santa Catarina e foi desenvolvido com o objetivo de alcançar uma solução moderna e ágil na área de planejamento e gestão fiscal.
Dentre os objetivos específicos do SIGEF destacam-se: o provimento aos usuários e gestores de informações e ferramentas adequadas para o acompanhamento físico e financeiro da execução dos planos e programas de investimentos, receitas e despesas do Governo, atendendo às diretrizes e controles exigidos pela legislação vigente; a disponibilização de informações para o público, através da internet, tornando mais transparente o uso dos recursos e do patrimônio público.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI