A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizou em Xanxerê, nesta segunda-feira (24), a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura, com a participação de artistas, professores, gestores de educação e cultura de todos os municípios da região.
Na abertura o Prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, ressaltou a importância da elaboração de políticas públicas eficientes para cultura, visando à preservação da identidade cultural de cada município.
Na parte da manhã foram realizadas quatro palestras de orientação, cada uma com um tema específico: 1 – Implementação do Sistema Nacional de Cultura; 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 3- Cidadania e Direitos Culturais e 4 – Cultura e Desenvolvimento.
Durante a tarde, aconteceram os debates por eixos temáticos, de onde foram levantadas 16 propostas, que serão apresentadas e defendidas pelos delegados eleitos na Conferência Intermunicipal. Este grupo representará os anseios da região na, Conferência Estadual, que será realizada nos dias 28 e 29 agosto, em Florianópolis.
Ainda, no decorrer do dia aconteceram quatro apresentações:
– Solange Barroso que interpretou o Hino Nacional Brasileiro.
– Talindi Camargo e Carise Camargo, do CTG Espelho da Tradição de Xanxerê, declamaram as poesias Vestido de Prenda e Amor à Terra.
– Édipo Paggi, de Ponte Serrada, que interpretou as músicas Mia Gioconda e Como Nossos Pais.
– Wagner Kinappe, André Knoener e Gustavo Lima Prates, da Casa de Cultura de Xaxim, apresentaram as músicas Hey Jude dos Beatles e Caderno de Chico Buarque, com saxofone, trompete e banjo.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI