Os municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizam durante o mês de maio a etapa municipal da Conferência das Cidades. Estiveram envolvidos mais 700 participantes da sociedade civil, entidades ligadas ao desenvolvimento urbano e do poder público.
Apoiando os municípios a AMAI realizou no dia 13 de maio um Seminário Regional com várias palestras sobre as temáticas que envolvem a Conferência das Cidades. Ainda, no mês de abril foram disponibilizados aos municípios orientações sobre todos os procedimentos que deveriam ser adotados na etapa municipal. A Associação também acompanhou as Conferências em vários municípios auxiliando no desenvolvimento da metodologia e na aprovação das propostas.
A Conferência tem como temário "Quem muda a Cidade Somos nós: Reforma urbana já" e tem como objetivo identificar os problemas enfrentados pelos municípios no crescimento urbano e elaborar propostas para a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento funcional dos municípios, sem degradar a natureza. Esse diagnóstico fundamentará as novas diretrizes do governo estadual para o desenvolvimento dos municípios.
Além das propostas para o Município, Estado e Governo Federal, foram escolhidos na etapa municipal, um total de 35 delegados da Sociedade Civil e Poder Público. Eles irão defender as propostas da região na Conferência Estadual das Cidades de Santa Catarina que será realizada nos dias 23, 24, 25 de agosto de 2013, em Florianópolis. A 5ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Conselho Nacional das Cidades, será realizada nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2013, em Brasília.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI
Confira as fotos das Conferências da Região.