You are currently viewing Curso dos Gestores do SUS realiza integração entre profissionais da Saúde

Curso dos Gestores do SUS realiza integração entre profissionais da Saúde

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizou nesta terça-feira (21) o quinto módulo do curso de Qualificação para Gestores do SUS. Buscando aprimorar a troca de experiência, além dos gestores foram convidados para participar desta etapa, profissionais da saúde envolvidos com o acolhimento nos municípios.

De acordo com a palestrante, Sônia Bodanese, o acolhimento não é apenas a triagem para o atendimento médico, ele lida com situações e problemas de saúde de grande variabilidade; a implementação do acolhimento provoca mudanças nos modos de organização das equipes, nas relações entre os trabalhadores e nos modos de cuidar. 

Ela diz ainda que nesse sentido, a capacidade de acolhida e escuta das equipes aos pedidos, demandas, necessidades e manifestações dos usuários no domicílio, nos espaços comunitários e nas unidades de saúde é um elemento fundamental.

Nos quatro módulos já cursados pelos participantes foram apresentados e discutidos diversos temas: A criação dos SUS, bem como toda a legislação vigente; Níveis de atenção à saúde; responsabilidades do Município, Estados e União;  Plano Municipal de Saúde (compatibilidade com PPA, LDO e LOA); Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Saúde; Conselho Municipal de Saúde; Sistemas de Informações em Saúde.

A última aula está agendada para o dia sete de junho, onde será abordado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que deve ser constituído por uma equipe, na qual profissionais de diferentes áreas atuam em conjunto com as equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde. Tal composição deve ser definida pelos próprios gestores municipais e as equipes, mediante critérios de prioridades identificadas a partir das necessidades locais. O NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de Saúde da Família.

O curso tem como objetivo desenvolver competências essenciais aos gestores e técnicos, da saúde por meio de conteúdos estratégicos que visam o fortalecimento profissional e institucional, tangentes à área da saúde e, em especial, sobre os avanços e desafios na implementação do SUS nos municípios e terá um total de 48 horas/aula.

Fernanda Bertotto – Ascom AMAI