O 1º Seminário de Mobilização Regional das Conferências das Cidades da Região do Alto Irani, promovido pela AMAI em parceria com a Celer Faculdades, reuniu nesta segunda-feira (13), em Xaxim 200 participantes de todos os municípios da região, que estão diretamente envolvidos com a organização das respectivas Conferências locais.
O Prefeito de Xaxim, Idacir Orso, representando todos os Prefeitos da região, procedeu a abertura do evento e salientou a importância da estruturação urbana e da participação popular.
"Sem planejamento não existem condições para que se desenvolvam as ações nos municípios, precisamos ouvir a sociedade para delinear o trabalho da administração municipal com foco nos anseios da população", comenta Orso.
O Deputado Federal, Pedro Uczai, presente ao evento fez questão de reforçar que a organização popular é o que faz com que as decisões sejam tomadas. "Precisamos que a sociedade se manifeste, em virtude de que essa participação é o que impulsiona as ações e projetos, sendo elas do governo municipal, estadual ou federal", afirma o Deputado.
Já na etapa das palestras a Arquiteta e Urbanista da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, Valesca Marques, discorreu sobre a criação do Estatuto das Cidades e suas funcionalidades, como por exemplo, garantia do direito a cidades sustentáveis; gestão democrática por meio da participação da população e de associações; cooperação entre os governos; planejamento do desenvolvimento das cidades; regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda.
O Conselheiro Estadual e Nacional das Cidades, Allan Alcântara, abordou os quatro eixos temáticos das Conferências das Cidades: 1 – Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; 2 – Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); 3 – Instrumento e Políticas de integração intersetorial e territorial e 4 – Políticas de Incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI