A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e a Secretaria Estadual da Fazenda (SEF) realizaram na sexta-feira (3) curso sobre o Movimento Econômico, onde participaram Secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e os responsáveis pela Unidade Municipal Conveniada (UMC).
O Prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini (Miri), proferiu a abertura do evento reiterando a importância que cada um tem no desenvolvimento do município.
"Como Gestores temos várias responsabilidades e somos cobrados diariamente, mas, sem o apoio e dedicação de cada servidor municipal não seria possível que o trabalho acontecesse", comenta Miri.
Quanto ao curso o Prefeito Miri, parabenizou a parceria entre a AMAI e a SEF, ressaltando que a qualificação continuada dos agentes técnicos é indispensável para que os procedimentos utilizados em cada setor sejam reciclados, visando aprimorar a fiscalização, o acompanhamento e a emissão de notas fiscais, com o objetivo de melhorar os índices de retorno do ICMS.
Atualmente, o ICMS é considerado a segunda da receita mais importante, na região da AMAI representa 38% , ficando atrás apenas do FPM que responde por 40% da receita.
O curso foi ministrado pelo Coordenador de Assuntos para o Movimento Econômico da SEF, que durante a palestra abordou os seguintes temas: Apuração do índice de retorno do ICMS e Valor Adicionado; Legislação, normas e procedimentos adotados pela SEF; Importância do acompanhamento da emissão e controle das Notas Fiscais de Produtor, Incentivo a produção e instalação de novos empreendimentos.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI