A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizou na terça-feira (5), Assembleia Ordinária com a presença dos 14 Prefeitos que integram a região.
Inicialmente, os Prefeitos foram empossados no cargo de Presidente da Junta de serviço militar dos respectivos municípios, onde procederam um juramento de acordo com as orientações do Capitão do exército Brasileiro, Jorlandio Motta.
Também, foi deliberado o apoio a Moção da Amerios, referente a melhorias, recuperação e ampliação da capacidade rodoviária da BR 282 e BR 158; ainda os Prefeitos aprovaram o encaminhamento de uma moção da AMAI visando a alteração da velocidade máxima permitida nas rodovias SC 467 e SC 480 de 60 km/h para 80 km/h.
Quanto ao horário de atendimento das Prefeituras da AMAI, os Prefeitos acordaram que cada município deve definir o horário de conforme a realidade local.
Os Departamentos de Engenharia e Topografia, representados pelos coordenadores Ricardo Conte e Alcemir Rama, apresentaram aos Prefeitos os serviços que são oferecidos pela AMAI, nestas duas áreas de atuação.
Já, o Coordenador do Movimento Econômico (Movecon) da AMAI, Leocir Gandolfi, repassou informações sobre como funciona o retorno do ICMS e um balanço do Valor Adicionado nos últimos anos.
Sobre a Resolução Normativa nº 414 da Aneel, que se refere aos serviços de Iluminação Pública, cada Prefeito explanou qual o procedimento adotado no município.
Quanto à Política Nacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a necessidade de produzir Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Secretária Executiva da AMAI, Ingrid Piovesan, repassou os principais objetivos que são o Gerenciamento Integrado de Resíduos; a Racionalização do uso dos recursos naturais (água, energia, insumos) no processo de produção de novos produtos; Intensificação de ações de Educação Ambiental; Aumento da reciclagem no país; Promoção da inclusão social; Geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI