A Associação dos Municípios do Alto (AMAI) realizou nesta quarta-feira (8) Assembleia de Prefeitos para discutir o Protocolo de Intenções para implantação de um Consórcio de Desenvolvimento Regional.
No encontro foram abordadas as funcionalidades do consórcio: assembleia geral, objetivos, procedimentos de ingresso e saída, áreas de atuação, etc.
A intenção da AMAI no desenvolvimento do Consórcio iniciou ainda na gestão do Prefeito Dilmar Fantinelli (1º semestre de 2012) e está sendo concluída pelo atual Presidente, Narciso Biasi.
O Assessor Jurídico da Fecam, Edinando Brustolin, enfatizou que o Consórcio é uma ferramenta que deve estar integrada a AMAI, em virtude da estrutura que é referência há anos. Desta forma, o consórcio terá uma grande economia porque aproveitará os técnicos que já atuam na Entidade.
O objetivo deste instrumento é possibilitar a efetiva promoção do desenvolvimento regional, de modo a aproveitar as potencialidades, oportunidades, vantagens comparativas e competitivas já existentes em cada localidade, que deverão ser dinamizadas por meio do planejamento e da gestão compartilhada entre os municípios integrantes do Consórcio.
O Presidente da AMAI, Narciso Biasi, comenta que o Consórcio pretende contemplar todas as áreas, como por exemplo: saúde, educação, agricultura, infraestrutura, assistência social, meio ambiente; visando um trabalho macrorregional que também auxilie na geração de economia para o município.
Durante a reunião foi organizada uma comissão fará os ajustes finais no protocolo, que posteriormente será encaminhado a assessoria jurídica dos municípios para avaliação e emissão de parecer. Na sequência deve acontecer a assinatura do protocolo pelos municípios, para que sejam dados os devidos encaminhamentos para a constituição do Consórcio.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI