A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGEM) realizaram na última quinta e sexta-feira, o curso "CRAS com ênfase para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos".
O objetivo foi capacitar os trabalhadores da assistência social que atuam na proteção social básica, visando potencializar a qualidade dos serviços oferecidos às famílias referenciadas.
De acordo com a Assistente Social e palestrante, Vania Guareschi, o CRAS tem o foco de trabalho no atendimento as mais variadas situações que envolvem a família, desde a busca por um melhor entendimento entre os membros que a compõem, até o acompanhamento em casos de violência.
No curso, ainda foram abordados aspectos referentes à política de assistência social; ação socioeducativa no fortalecimento de vínculos comunitários e familiares; serviços para idosos e pessoas com deficiência no lar; atribuições do CRAS; Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais; Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.
A AMAI tem uma agenda de capacitações e reuniões técnicas permanente. A cada ano, os conteúdos são adaptados conforme a demanda dos municípios. Em 2012, já foram realizados 33 eventos, que envolveram 1200 servidores.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI