Os municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) participaram na quarta-feira (11), da 14ª Edição do Ciclo de Estudos do Tribunal de Contas de Santa Catarina, que aconteceu em Chapecó. Além da AMAI, também estiveram envolvidas na organização do evento a Amosc e a Amnoroeste.
O Ciclo de Estudos têm por objetivo, disseminar a cultura da boa gestão, da responsabilidade fiscal e da participação social no controle dos gastos públicos.
Participaram contadores, controladores internos, secretários de administração, diretores de planejamento, assessores jurídicos, responsáveis pelos setores de recursos humanos e licitação. Neste ano, houve ainda a participação dos conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente.
A diretora-executiva do Instituto de Contas (Icon) do TCE/SC, Joseane Aparecida Correa, ressaltou que para a definição do temário deste ano, foram consideradas as sugestões dos participantes de edições anteriores, dos presidentes e secretários executivos das associações de municípios e da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), além das restrições mais frequentes constatadas pelos técnicos do TCE/SC durante as auditorias.
Esta edição do Ciclo de Estudos foi constituída por quatro oficinas técnicas, com palestras sobre os seguintes temas centrais: contabilidade e controle interno; licitações, contratos, obras e serviços; atos de pessoal; e direitos da criança e do adolescente e terceiro setor.
Texto: Fernanda Bertotto – Ascom AMAI com informações da Acom TCE/SC
Crédito da foto: MB Comunicação