A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) iniciou nesta quarta-feira (21) o curso de Atualização para Nova Contabilidade. A Entidade é a primeira entre as 22 Associações de Municípios de Santa Catarina a replicar o curso oferecido pela Fecam em 2011.
A Nova Contabilidade Pública tem por finalidade ajustar as normas brasileiras com as normas internacionais de contabilidade, pois, no atual cenário de economia globalizada e competitiva, a troca de informações contábeis entre países, estado e municípios tem se tornado cada vez mais frequente, gerando a necessidade de ajustar as demonstrações a padrões muitas vezes divergentes daqueles adotados.
A aula inaugural foi ministrada pelo Auditor Fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Geraldo José Gomes. O palestrante apresentou aos participantes as alterações mais significativas que vão acontecer com a aplicação da nova contabilidade, que devem ser consolidadas até 2014.
Geraldo diz ainda que com as mudanças a contabilidade pública ficará mais transparente, pois, vai exigir, por exemplo, a efetiva atuação do controle interno dos municípios e também oferecer a oportunidade para que o setor contábil participe intensamente no planejamento municipal.
O palestrante também parabenizou a AMAI por ser a primeira Associação no Estado em estar promovendo a capacitação. "Tenho o dever de felicitar a AMAI por ter esta iniciativa, afinal, realizando o treinamento com antecedência será possível preparar os municípios de forma adequada para os novos procedimentos", comenta Geraldo.
O curso terá um total de 64 horas/aulas de março a julho deste ano, participam contadores, controladores internos, tesoureiros e demais profissionais que atuam na contabilidade das câmaras de vereadores e prefeituras das regiões da AMAI, Amosc, Amplasc e Amnoroeste.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI