You are currently viewing Planos de Resíduos Sólidos em discussão na Assembleia de Prefeitos da AMAI

Planos de Resíduos Sólidos em discussão na Assembleia de Prefeitos da AMAI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizou nesta segunda-feira (19) a segunda Assembleia de Prefeitos de 2012. O evento aconteceu no município de Abelardo Luz. Além dos Prefeitos, estiveram presentes as Primeiras-damas, os Vice-prefeitos de Lajeado Grande, Leonir Chenet e de Xanxerê, Leandro Vigo e várias autoridades locais.

Para dar início a pauta o Engenheiro Sanitarista da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), André Miquelante, fez uma explanação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) citando os principais objetivos  que são o Gerenciamento Integrado de Resíduos; a Racionalização do uso dos recursos naturais (água, energia, insumos) no processo de produção de novos produtos; Intensificação de ações de Educação Ambiental; Aumento da reciclagem no país; Promoção da inclusão social; Geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.

Dando continuidade ao tema, a Secretária Executiva da AMAI, Ingrid Piovesan, apresentou aos Prefeitos os instrumentos para execução da PNRS. Entre eles, o principal que é a construção dos Planos Municipais de Gestão Integrada Resíduos Sólidos (PMGIRS). Os Prefeitos deliberaram que a AMAI faça um planejamento para elaboração dos PMGIRS através da Associação, da mesma forma como foi realizado para o desenvolvimento dos Planos de Habitação. O prazo para elaboração é até agosto de 2012.

Na sequência, o Técnico em Agropecuária da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Lenoir Grigolo, apresentou projetos desenvolvidos pela Entidade, bem como esclarecimentos gerais sobre o TAC da Suinocultura. Ainda, o Coordenador Regional Oeste do Sebrae Santa Catarina, Enio Parmegiani, relatou aos Prefeitos sobre uma nova proposta do Sebrae para apoiar o desenvolvimento econômico dos municípios.

Os Prefeitos definiram também as reivindicações a serem apresentadas no dia 29 de março em reunião com as demais Associações de Municípios do Grande Oeste.

A Assembleia deliberou sobre o desenvolvimento de um estande coletivo para a região da AMAI na FEMI 2012, onde haverá espaço para que todos os municípios possam expor seus produtos, ficando a organização a cargo da AMAI. Ainda foram repassadas orientações sobre a elaboração e importância do Cartão de Pagamento da Defesa Civil.

Para finalizar todos os visitantes foram agraciados com um jantar.

Fernanda Bertotto – Ascom AMAI