O Colegiado de Nutrição da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) esteve reunido nesta quarta-feira (19) para realizar a segunda reunião de 2011. O Colegiado teve sua formação no mês de agosto, após a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Alto Irani.
Na pauta a elaboração e cálculo de cardápios escolares e o atendimento as necessidades nutricionais especiais (diabetes, hipertensão, intolerância a lactose, etc.).
De acordo com a Presidente do Colegiado, Liana Piccoli, a ideia é de criar cardápios que possam ser usados em todos os municípios, mas, que respeitem as peculiaridades locais.
Quanto ao atendimento de necessidades especiais, trata-se do cardápio diferenciado a ser ofertado aos alunos e pacientes com restrições alimentares. A Presidente comenta que o grupo está buscando encontrar a melhor forma de desenvolver o trabalho para atender a essas pessoas.
O último item da pauta foi a apresentação dos programas de avaliação nutricional Anthro e Anthro Plus, que foram criados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para facilitar o calculo de avaliação nutricional.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI