A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizou na segunda-feira (27), em Abelardo Luz, a quinta Assembleia de Prefeitos de 2011. Estiveram presentes além dos Prefeitos, as Primeiras-damas, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Carlos Colatto, o Vice-Prefeito de Xanxerê, Leandro Junior Vigo e vários secretários do município de Abelardo Luz.
O Prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Fantinelli, realizou a abertura da reunião agradecendo a presença de todos. Ressaltou ainda a importância das assembleias itinerantes para fortalecer a integração dos municípios.
Como primeiro item da pauta foi apresentado o curso de Multiplicadores que aborda a mudança que acontecerá na Contabilidade Pública a partir de 2013. Participam pela AMAI a Contadora, Nayara Biasi; a Presidente do Colegiado de Contadores e Controladores Internos da AMAI, Andreza Gallaz e o vice-presidente Edegar Felipe.
O principal tema da reunião ficou em torno do procedimento a ser adotado pelas prefeituras em relação ao transporte escolar, após término da greve dos professores, uma vez que o transporte dos alunos do ensino fundamental é feito pelos municípios com auxilio de recursos do estado. O Secretário de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Carlos Colatto, explicou que a Secretaria de Estado da Educação ainda não tem posicionamento sobre o tema e será preciso aguardar o fim da greve para verificar quais medidas serão adotadas. Os Prefeitos deliberaram moção solicitando apoio da Fecam na negociação com o Governo de SC.
Na sequência o Advogado Tributarista, Adriano dos Santos apresentou o relatório das visitas realizadas na região nos meses de maio e junho. O objetivo foi uma avaliação geral da área tributária dos municípios, para a partir disso planejar as ações para melhoria da gestão tributária a ser desenvolvida nos próximos meses.
Outro assunto deliberado pelos Prefeitos é a realização da 1ª Conferência Regional de Transparência e Controle Social (1ª Consocial) que tem por objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público. A bandeira desta conferência foi levantada pela Controladoria Geral da União (CGU).
O Prefeito de Xaxim e Presidente da AMAI, Gilson Vicenzi, comenta que todas as atividades desenvolvidas pela AMAI visam a gestão de excelência nos municípios, em virtude de que todos os anos aumentam as cobranças e responsabilidades. "Precisamos estar atualizados para que seja possível realizarmos a gestão dentro do que nos é determinado e exigido, promovendo cada vez mais a melhoria da qualidade de vida da população", salienta Vicenzi.
Quanto à assembleia itinerante, Vicenzi afirma que é uma oportunidade de visitar outros municípios, o que se torna difícil no dia-a-dia em conseqüência das atividades desenvolvidas nas prefeituras.
Após a reunião foi oferecido aos visitantes um jantar com produtos a base de peixe do frigorifico de Abelardo Luz.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI