A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizou no sábado (16) em Xaxim, a terceira Assembleia de Prefeitos do ano. Na oportunidade estiveram presentes também os Secretários de Agricultura dos Municípios, bem como o Secretário de Agricultura de Santa Catarina, João Rodrigues.
Na pauta do dia estavam a inclusão do peixe na merenda escolar, apresentada pelo Prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Antonio Fantinelli, que ressaltou a importância do produto dentro da merenda escolar, bem como as variações do peixe que podem ser incluídas no cardápio como, por exemplo, o bolinho de peixe e a lasanha de peixe.
Outro assunto da pauta proposto pelo Prefeito de São Domingos e 1º Vice-presidente da AMAI, Alcimar de Oliveira (Kiko), foi o encaminhamento de um oficio aos poderes competentes, sobre o repasse do Estado aos municípios para custear as despesas com o transporte escolar. O documento sugere um incremento na previsão orçamentária para 2012 visando contemplar o custeio total do transporte da rede de ensino estadual que é realizada pelos municípios.
Na seqüência o Secretário de Agricultura de Santa Catarina, João Rodrigues, apresentou aos Prefeitos da AMAI os principais projetos e ações que a Secretaria estará desenvolvendo junto aos municípios.
João Rodrigues também se colocou a disposição dos Prefeitos para que levem a Secretaria as dificuldades enfrentadas pelos municípios. "Estamos à disposição de todos para qualquer eventualidade, pensamos no oeste com carinho, afinal é a região agrícola e de pecuária mais produtiva do Estado", comenta o Secretário.
O Prefeito de Xaxim e Presidente da AMAI, Gilson Luiz Vicenzi, destaca que a participação de João Rodrigues na Assembleia da AMAI abre um caminho direto entre o Estado e os municípios.
"A partir de hoje temos mais uma porta aberta no Governo, a agricultura é a principal atividade econômica da nossa região, e sendo assim precisa de atenção diferenciada no Estado", salienta Vicenzi.
Ao final do encontro os Prefeitos tiveram a oportunidade de apresentar ao Secretário João Rodrigues, as principais dificuldades e demandas da região.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI