Começa nesta quinta-feira (14), o 7º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores e Controladores Internos Municipais, realizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) para orientar as prefeituras sobre controle e a gestão dos recursos públicos.
O presidente destacou a importância do Congresso para tornar a gestão pública mais técnica, transparente e ética.
"Agradeço cada participante presente neste evento. São vocês que ajudam os prefeitos na gestão dos municípios. Por isso, a participação é fundamental. Serão dois dias de aprendizado", disse o presidente.
A solenidade de abertura foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, representantes da Secretaria de Estado da Fazenda; Conselho Federal de Contabilidade; Tribunal de Contas da União, Caixa Econômica Federal, e Banco do Brasil.
O encontro reúne prefeitos, vereadores, secretários de Fazenda, contadores, controladores e estudantes de várias regiões do Estado.
O ciclo de palestras iniciou com a discussão sobre financiamento e gestão municipal. O assessor especial do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Fernando Rezende apresentará as linhas de financiamento com juros mais baixos para os municípios.
O Congresso também abordará o controle pelas prefeituras da arrecadação do Imposto sobre Serviços – ISS, o uso de sistemas de tecnologia para realizar estas operações.
A partir das 14h, os secretários, contadores e controladores internos vão discutir o controle interno na administração municipal e esclarecer dúvidas com auditores do Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas, responsáveis pela fiscalização dos gastos públicos.
Na sexta-feira (15), os servidores públicos vão conhecer a experiência internacional sobre a organização das contas no setor público. O palestrante será com o membro do Instituto de Contadores Públicos da Inglaterra, Joe Cavanagh. Ele foi director do National Audit Office do Reino Unido e consultor do Fundo Monetário Internacional – FMI.
Fonte: Ascom Fecam