A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizou nesta quarta e quinta-feira uma agenda de reuniões com os municípios que desenvolveram os Planos Municipais de Habitação de Interesse Social (PMHIS) pela AMAI em 2010.
O Plano contou com três etapas: 1ª Apresentação da proposta metodológica; 2ª Diagnóstico do setor habitacional dos municípios e a 3ª Estratégias de Ação para os problemas encontrados pelo diagnóstico.
No encontro participam a equipe técnica da AMAI e dos municípios, inclusive os Prefeitos vieram para acompanhar o fechamento do trabalho. Após a revisão final os Planos serão enviados ao Ministério das Cidades para aprovação.
O Prefeito de Passos Maia, Osmar Tozzo, salienta que o Plano ficou dentro da realidade do município, pois, a comunidade participou e contribuiu com inúmeras idéias. "A revisão realizada esta semana junto com os municípios foi de extrema importância, fechamos o trabalho para que na seqüência ele seja encaminhado ao Ministério", comenta Tozzo.
Os Planos de Habitação são uma exigência do Governo Federal para que os municípios possam realizar a captação de recursos para este setor, tentando desta forma sanar o déficit habitacional encontrado. Os dados oficias dos PMHIS da AMAI serão apresentados na próxima semana.
O Prefeito de Vargeão e 2º Vice-presidente da AMAI, Amarildo Paglia, comenta que com o Plano concluído a próxima etapa é a captação de recursos junto ao Governo Federal. "Depois desta revisão final e da aprovação no Ministério das Cidades, precisamos colocar o Plano em execução, para que realmente o trabalho desenvolvido ao longo destes meses tenha validade, e também para atender as pessoas dos nossos municípios que precisam de uma moradia com condições adequadas para viver", finaliza o prefeito.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI