A construção dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS) foi destaque este ano nos trabalhos desenvolvidos pela Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).
No II Seminário Estadual de Habitação a AMAI apresentou dois cases. Um sobre os PLHIS e o outro sobre o curso de Conselheiros de Habitação. O Seminário acontece paralelo ao VIII Congresso Catarinense de Municípios.
A Coordenadora dos PLHIS da AMAI, Clarete Trzcinski, fez seu relato na parte da manhã juntamente com os municípios de Içara, Blumenau e Florianópolis. Clarete apresentou aos participantes do evento todas as etapas que os PLHIS da AMAI tiveram, bem como fases importantes do processo de construção.
Na parte da tarde a Secretária Executiva da AMAI, Ingrid Piovesan, apresentou a experiência da Associação na realização do curso de Conselheiros de Habitação que foi desenvolvido em parceria com a COHAB, Caixa Econômica Federal e Fecam.
O Prefeito de Ponte Serrada, Antoninho Rossi, acompanhou as apresentações e ressaltou aos participantes do evento a importância das decisões tomadas na AMAI visando a qualificação e desenvolvimento dos municípios.
A Diretora Presidente da COHAB/SC, Maria Darci Motta Beck, elogiou a forma de desenvolvimento dos PLHIS da AMAI. "Parabenizo a AMAI pela iniciativa, pois, o exemplo deles poderia ser seguido por todo o Estado", comenta ela.
A consultora na área de Política Urbana e Habitacional e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do ABC Paulista, Rosana Denaldi, salientou que são ações como a da AMAI que promovem o desenvolvimento regional. "Desejo profundamente que está idéia da AMAI seja adotada por outras entidades", finaliza ela.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI