A quarta edição do Seminário Estadual de Agricultura começou hoje, 5 de agosto, em Piratuba. O evento é organizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e pelo Conselho de Secretários
Municipais de Agricultura (CONSASC), com o objetivo de alinhavar ações integradas entre os municípios, em parceria com as demais instituições que atuam no setor. Até o momento, estão no evento 130 participantes, de 50 municípios.
Durante a cerimônia o secretário de Agricultura de Xanxerê e presidente do CONSASC, Valdir Zembruski, destacou a importância desse espaço para debater e defender a agricultura catarinense. O
representante do governador Leonel Pavan, secretário de Estado da Agricultura, Enori Barbieri, também evidenciou a necessidade de discutir com coerência a realidade da agricultura de Santa Catarina.
O prefeito de Concórdia, João Girardi, representou o presidente da FECAM, Saulo Sperotto, na abertura. Ele destacou as ações da Federação na capacitação dos servidores e gestores municipais, em várias regiões do Estado.
Por fim, o prefeito de Ipira e presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), Francisco Maximino Machado de Aguiar, discursou sobre a grande contribuição de Santa Catarina na produção agrícola nacional, sobretudo na qualidade sanitária dos produtos.
Em seguida, a programação do Seminário seguiu com a apresentação de experiências de sucesso, inscritas previamente. Primeiro o município de Concórdia apresentou o case `Contribuição do PAA e Projeto Merenda Escola na Qualidade da Alimentação Escolar no processo de sustentabilidade'. Logo após, Pomerode, falou sobre a Lei de Incentivo a Produção Agropecuária, que deu novo fôlego para produtor da cidade. Depois, a bióloga da AMAUC, Cláudia Schiavini, mostrou o trabalho desenvolvido pelo Consórcio Lambari, na região. Antes do espaço de debate, o município de Lindóia do Sul, conversou sobre o projeto 'Gestão Ambiental na Microbacia do Lageado Surdo`.
Logo no começo da tarde o secretário da AMAUC, Roberto Kurtz Pereira, palestrou sobre Consórcios Públicos, falando da atuação e do histórico. Em seguida os participantes fizeram perguntas.
Para encerrar a programação, mais três participantes apresentaram experiências de sucesso, desenvolvidas nos municípios.
Jaércio Bento – Ascom Fecam