You are currently viewing Prefeitos da AMAI participam da Marcha a Brasília

Prefeitos da AMAI participam da Marcha a Brasília

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

De 18 a 20 de maio acontece em Brasília a XIII Marcha em Defesa dos Municípios. A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) se fará presente com a participação dos prefeitos da região. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) este é o evento que mais reúne autoridades no Brasil.

A Marcha deste ano tem como tema a "Autonomia Municipal e a Federação Brasileira". Confirmaram presença na viagem os prefeitos Narciso Biasi (Entre Rios), Osmar Tozzo (Passos Maia), Antoninho Rossi (Ponte Serrada), Amarildo Paglia (Vargeão), Bruno Linhares Bortoluzzi (Xanxerê) e Gilson Luiz Vicenzi (Xaxim).

A Marcha é organizada pela CNM, tem reconhecimento do governo federal, e tornou-se hoje um grande espaço de discussão e conhecimento do movimento municipalista do Brasil.

Um pouco de história…

A I Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios aconteceu em 19 de maio de 1998. Mais de mil prefeitos compareceram ao evento, organizados pela primeira vez para reivindicar e apresentar sua pauta ao governo federal e ao Congresso Nacional. Foi um marco na história do municipalismo, porque foi a primeira vez que os Municípios vieram oficialmente à capital federal dizer que não estavam satisfeitos e reivindicar melhorias para sua população.

Na ocasião, as grandes questões foram: a renegociação das dívidas municipais junto à União, a elevação do porcentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a municipalização dos recursos do IPVA e a regulamentação e o aumento do prazo para pagamento dos precatórios.

Apesar da pauta de demandas legítimas que traduzia a necessidade da população de cada um dos Municípios brasileiros, os prefeitos foram recebidos pela tropa de choque da Polícia Militar no Palácio do Planalto ao tentar audiência com o presidente da República. Foi o descaso dos governantes federais com os Municípios que os motivou a realizar, no ano seguinte, a II Marcha. (Fonte: CNM)

Fernanda Bertotto/MTE-SC 3711/Ascom AMAI