Nos dias 6 e 7 de maio a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam)e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizaram o encontro do Colegiado de Cultura das Associações de Municípios, durante a Festa Estadual do Milho (FEMI 2010).
O assunto principal do dia 6 era a formação do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento e fortalecimento da gestão cultural nos municípios, bem como a discussão das políticas públicas para este setor.
O Congesc vai ser um instrumento de ligação dos municípios com os órgãos responsáveis para direcionamento de trabalhos na área da cultura. Neste dia também foi elaborado o planejamento da gestão deste conselho para 2010 e 2011. A diretoria ficou constituída da seguinte forma:
– Presidente: Silvestre Ferreira (Joinville – AMUNESC)
– Diretora Executiva: Roselaine Barboza Vinhas (Chapecó – AMOSC)
– Diretor Executivo Adjunto: José Gabriel Corrêa (Gaspar – AMMVI)
– Coordenador de Comunicação: Marcos Venício Montagna (Navegantes – AMFRI)
– Coordenadora de Formação: Magda Vicini (Xanxerê – AMAI)
O desenvolvimento dos trabalhos neste dia foi conduzida pela Assessora em Turismo da Fecam, Raquel Rodrigues e pelo Coordenador do Núcleo de Projetos da FCC, Eugenio Lacerda.
Eugenio salienta que a FCC será a instituição parceira nas atividades do Congesc, na medida em que reconhece a importância da organização estadual dos gestores municipais de cultura. De acordo com ele organiza-se a partir de agora uma voz estadual das demandas dos municípios, especialmente quanto a discussão colegiada e pública das políticas de cultura, na institucionalização dos sistemas municipais de cultura e nas ações de formação e capacitação. "É um passo histórico que há muito se tenta construir, especialmente entre os pequenos municípios do estado", conta.
Eugenio comenta ainda que foi uma vitória e uma satisfação poder participar deste processo de formação do Congesc. "Tenho a sensação de cumprimento de um esforço longo de integração dos municípios e das possibilidades de geração de muitas ações favoráveis ao desenvolvimento cultural, tendo como protagonistas os dirigentes, secretários e gestores de todo o Estado", finaliza.
No dia 7 o foco do trabalho foi voltado para o Sistema Nacional de Cultura (SNC), com a participação da Chefe de Representação Regional Sul do Ministério da Cultura Rozane Dalsasso.
Rozane apresentou o SNC, e esclareceu dúvidas dos participantes sobre como este novo sistema do Governo Federal vai funcionar. Também apresentou programas do Ministério da Cultura que estão sendo desenvolvidos em outros Estados e podem ser aproveitados em Santa Catarina.
Fernanda Bertotto/MTE-SC3711JP/Ascom AMAI