You are currently viewing Porco polenta é prato obrigatório na FEMI 2010

Porco polenta é prato obrigatório na FEMI 2010

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prato entitulado porco polenta será obrigatório no cardápio da 15ª edição da Festa Estadual do Milho. A Associação Catarinense dos Criadores de Suínos e os organizadores do evento decidiram fazer o lançamento da iguaria durante a festa. Uma peça de aproximadamente 20 quilos pode alimentar cerca de 35 pessoas.

A ideia é unir a polenta, prato típico da gastronomia catarinense, com a carne de porco. "Quero servir pelo menos 40 porcos durante os dez dias da festa", disse Sérgio Gasparini, 53 anos, cozinheiro responsável pelo porco polenta no restaurante "Leitão na Brasa", único credenciado para preparar a iguaria no evento.

Gasparini disse que não há patente do prato e também não esconde a receita. "Na verdade, o preparo e o consumo de porco na região é muito comum. Cada um tem uma receita especial e todas fazem sucesso. O porco polenta foi criado no começo do ano. Fizemos algumas degustações, mas optamos por lançar o prato oficialmente durante a Festa do Milho."

Para Wolmir de Souza, presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, o porco polenta vai mostrar dois ingredientes presentes em quase todas as casas de Santa Catarina. "Nós sabemos que temos muito a oferecer em termos de qualidade de carne, principalmente com pratos diferenciados, que a dona de casa ainda não conhece."

Tradicionalmente, os pratos feitos à base de carne suína são porco a paraguaia (temperado com suco de limão e vinho tinto), recheado (desossado e temperado com vinho branco) e no espeto. Quem quiser provar o porco polenta terá de desembolsar R$ 15, por pessoa. O prato tem acompanhamentos como arroz e salada, segundo Gasparini.

Com informações do G1