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X-polenta é carro-chefe da Festa do Milho em Xanxerê

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O tradicional sanduíche x-salada ganhou recheios diferentes e é servido de maneira inusitada em Xanxerê (SC). Trata-se do x-polenta, que tem a massa de farinha de milho tostada na chapa no lugar do pão, tem seis centímetros de altura, outros 12 de largura e pesa cerca de 400 gramas. Neste ano, o prato tem nova receita, mas segue com ingredientes básicos como queijo ou requeijão, alface, tomate, ovo e hambúrguer de carne bovina com aroma de carne suína.

O milho é um dos ingredientes mais comuns da gastronomia catarinense e a iguaria tem chamado a atenção de turistas e visitantes da 15ª edição da Festa Estadual do Milho (Femi), evento que começou na sexta-feira (30) e vai até 9 de maio.

"Tentamos resgatar as receitas originais, que tinham salame no lugar da carne, e montar um sanduíche mais saboroso. Por isso o hambúrguer é aromatizado como carne de porco. Dessa forma o hambúrguer lembra o sabor de salame, mas fica mais leve", disse Claudete Rosane Luchesi, nutricionista responsável pela Comissão Gastronômica do evento. Segundo ela, o sanduíche é servido na festa desde 2002, mas precisou passar por adaptações.

A nova receita será considerada a oficial da festa e ainda poderá receber bacon, calabresa e cheddar como complementos. "A polenta é um prato típico da Itália e, como temos muitos imigrantes italianos na região, a iguaria faz parte da culinária de Santa Catarina. Em termos nutricionais, o sanduíche tem 600 calorias e é rico em carboidratos, proteínas, ferro, e vitaminas A e B."

Neste ano, a organização da festa estabeleceu que todos os restaurantes e lanchonetes instalados no parque de exposições deverão servir pelo menos um prato à base de milho. O objetivo é valorizar o milho como parte da cultura gastronômica do Sul do país, que tem um número grande de imigrantes italianos.

De acordo com Péricles Vicini, presidente da Femi, o público estimado é de 200 mil turistas nos dez dias da festa. "Reunimos desde representantes de máquinas usadas na produção do milho, agricultores e até restaurantes que apresentam a gastronomia da região. Sem dúvida, a culinária à base de milho é um dos atrativos para os visitantes. Com tudo isso junto, esperamos concluir o evento com cerca de R$ 40 milhões em negócios fechados."

Com informações do G1