Uma comitiva representando a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), Prefeituras de Vargeão, Xanxerê e Xaxim, passaram o dia de hoje, no município de Urubici. O objetivo da viagem foi conhecer um projeto único no Brasil, a "Acolhida na Colônia" que tem origem francesa. Durante o período da manhã, os participantes receberam orientações em Seminário organizado pelo Ministério do Turismo. À tarde, visitaram propriedades que executam o projeto.
A "Acolhida na Colônia" é desenvolvida em pequenas propriedades dedicadas à agricultura orgânica. O programa busca aproximar o turista urbano às cidades do campo, aos agricultores, seus conhecimentos e as atividades cotidianas do meio rural.
Atualmente, mais de 170 famílias participam do projeto em 27 municípios catarinenses. Este trabalho é considerado diferente de tudo que já se fez no Brasil na área do turismo rural. Tem como base cinco fundamentos: trabalho associativo, atividade de longo prazo, qualidade de produtos e serviços, meio ambiente protegido e parceria campo-cidade.
O Prefeito de Xanxerê e Presidente da AMAI, Bruno Linhares Bortoluzzi, comenta que a associação pretende atuar fortemente na área do turismo, e esta viagem veio de encontro com a necessidade de desenvolver o turismo rural da região.
"A aliança entre turismo e a agricultura familiar propicia o resgate de culturas tradicionais, valoriza a gastronomia típica, além de gerar renda explorando o meio ambiente de forma sustentável", finaliza Bortoluzzi.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI