O Carnaval é uma festa celebrada de diferentes formas em nosso país. Dos luxuosos desfiles na Sapucaí no Rio de Janeiro aos grandes blocos que passam pelas ruas de Olinda em Pernambuco é possível encontrar uma diversidade de pessoas com um objetivo único: diversão.
Essa mesma busca por diversão, neste ano, movimentou a região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). Abelardo Luz, Xanxerê e Xaxim foram destaques com a realização de eventos.
De acordo com Bruno Bortoluzzi, Presidente da AMAI e Prefeito de Xanxerê, é possível verificar que as pessoas permaneceram na região durante o carnaval, e que é uma necessidade dos municípios terem atividades para a população jovem, que cresce cada vez mais na região. O Prefeito Bruno comenta ainda que o crescimento da tradição carnavalesca nos municípios da AMAI é algo maravilhoso, antes apenas Xaxim promovia o carnaval, este ano Abelardo e Xanxerê já tiveram suas programações, e cada município da AMAI de alguma forma comemorou essa data.
O Carnalegria de Abelardo Luz foi realizado de 12 a 16 de fevereiro na Rua do Lazer, que recebeu o apelido carinhoso de Vila da Alegria. A festa foi animada pelas bandas Mercosul, na sexta-feira (12); Musicamp, no sábado (13); Balanço Latino, no domingo (14); Pérola Negra, na segunda-feira (15) e encerou na terça-feira (16) com a banda Balanço Latino. No domingo a tarde também aconteceu o carnaval infantil e na terça-feira para a terceira idade.
O Carnalegria 2010 é uma realização do Governo Municipal e tem o apoio da Prainha Camping, Hotel Quedas, Big Lanches, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
O destaque da decoração foram dois bonecos gigantes de 12 metros cada que ficaram um na Vila da Alegria e outro sobre as águas do Rio Chapecó em cima de uma balsa com iluminação especial. De acordo com a Comissão Organizadora de duas a três mil pessoas, de várias cidades do oeste catarinense e do sudoeste do Paraná, têm passado todos os dias pela Vila da Alegria para pular o carnaval.
Em Xanxerê foram cinco dias de programação o "CARNAVAL 2010 Vem pra folia!!!" foi realizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi e promovido pela Prefeitura de Xanxerê. Dia 12 sexta feira, a folia começou às 18h, nos dias 13, 14, 15 e 16 a festa foi a partir das 14h. A cerimônia de abertura oficial do carnaval 2010 foi embalada pelos ritmistas da Escola de Samba Unidos do Bavial, que fizeram saudação às autoridades, demais blocos e convidados.
Doze blocos carnavalescos fizeram a festa no primeiro dia do carnaval de Xanxerê, que em seu segundo ano, já é destaque na região. Os blocos Anonimato, Axéxere, Unidos do Bavial, Chapolados, Intaum ta, Imprensa que Eu Gosto, Kiliko, KGB, Róite, UTI, Macumeh e Maria Tontera se instalaram no parque Rovilho Bortoluzzi, com seus equipamentos e instrumentos de som, fantasias, e com muita alegria, mostrando que Xanxerê é o lugar certo para se divertir com infraestrutura de qualidade e com muita segurança.
O carnaval de Xanxerê marcou pela quantidade de atrações, foram mais de 10 entre show e DJ's. No domingo a tarde foi realizado o carnaval infantil, e na terça a tarde o Carnaval da Melhor Idade.
Em Xaxim o Carnaval 2010 estava incluído nas comemorações aniversário do município. Para valorizar os artistas de Xaxim, a abertura das festividades e do Carnaval no dia 12 foi com a dupla sertaneja Beto e Julio e na seqüência Banda Katedral. Também marcaram presença nas atrações do Carnaval, a Banda Doce Vício, Grupo Chama Farrapa e os DJ´s que contagiaram o público.
No domingo (14) a tarde aconteceu o Carnaval infantil no Sociedade Recreativa e Cultural de Xaxim (Clube), na terça-feira a tarde o Carnaval para a terceira idade também no Clube. Em todas as noites de festa, o Espaço Folia, era o local de concentração dos blocos antes e depois dos eventos na Praça e no Clube. Os sete blocos do Espaço Folia são: "Ta Tudo Herado", Largados, Agora Vai, Isofolia, Beija-Beija, Morgados e In Move. O Carnaval 2010 de Xaxim foi uma promoção da prefeitura em parceria com a Associação Carnavalesca de Xaxim e a Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade.
Os demais municípios da AMAI também promoveram atividades carnavalescas, a maioria para a Terceira Idade e para as crianças.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI