O Colegiado de Gestão Regional de Secretários Municipais de Saúde da região que abrange a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (Amnoroeste) esteve reunido nesta terça-feira dia nove para viabilizar a implantação da 16ª Comissão de Integração, Ensino-Serviço (CIES). A CIES tem como objetivo a integração da educação permanente na área da saúde, visando à qualificação dos profissionais que já trabalham nos municípios.
Terezinha Sivieiro, Presidente do Colegiado de Secretários de Saúde da AMAI, enfatiza que a implantação da CIES na região de Xanxerê agilizará a vinda de cursos na área da saúde e na execução dos recursos financeiros. Acrescenta, que nos últimos anos a política de educação permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou a qualificação dos serviços refletindo numa melhora de atendimento ao cidadão.
Flavio Magagveski, Coordenador Estadual de Educação Permanente, trouxe informações referentes ao funcionamento da CIES. Ele comenta que a educação permanente é uma forma de melhoria constante dos profissionais, onde se aprendem os conceitos no serviço, na prática, buscando assim a educação pelo trabalho. Flavio diz ainda que a missão da CIES também é avaliar a situação da região em que está inserida e construir soluções para os problemas encontrados.
Eloi Trevisan, Coordenador de Gestão Regional, salienta que a CIES é uma nova ferramenta de desenvolvimento e capacitação para os profissionais que atuam na área de saúde, o que abre um leque maior para a melhoria do atendimento oferecido.
O Colegiado de Gestão Regional visa instituir processos de planejamento regional, operando como um espaço de negociação e gestão solidária.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI