O Deputado Estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Pedro Uczai, promoveu, na tarde de sexta feira, no auditório da Amai, o seminário regional para discutir e esclarecer dúvidas quanto a municipalização do ensino infantil e fundamental proposta pelo governo do estado. Participaram do seminário secretários municipais de Educação e demais profissionais do setor.
A proposta, apresentada pelo governo, transfere a responsabilidade administrativa, financeira e operacional dos sistemas de ensino infantil e fundamental para os municípios. Para o deputado, os prefeitos não têm condições de municipalizar o ensino fundamental. "A municipalização é um equivoco, para não se dizer que beira a irresponsabilidade" explica o deputado. De acordo com ele, o governo quer lavar as mãos e passar a responsabilidade para o município. "Mas não se discute a ampliação de finanças, a ampliação de dinheiro. Daqui cinco anos precisa reformar escola ou construir ginásio, quem paga?, indaga Uczai.
Os seminários, que acontecerão em cada região, tem o propósito de esclarecer aos profissionais da educação quais as diretrizes apresentadas pelo governo do estado. " A educação é séria demais para o governo do estado abrir mão dessa responsabilidade . Não é questão de prefeitos ou partido político. Eu fui prefeito e sei que eles não vão dar conta da responsabilidade do ensino fundamental" , finaliza o deputado.
Fonte: Folha Regional 14/09/2009 – Letícia Faria