Secretários executivos de 13 associações de municípios conheceram, na manhã de quinta-feira (3), o Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável desenvolvido pela FECAM. O tema fez parte das discussões no encontro dos secretários realizado na AMEOSC, em São Miguel do Oeste.
O Sistema Indicados visa monitorar o desenvolvimento municipal a partir de estratégias de planejamento que valorizam o envolvimento dos atores sociais locais. "A essência do projeto é disponibilizar uma informação sistematizada e o monitoramento da sustentabilidade dos municípios e regiões", explica o coordenador do Centro de Tecnologia da Informação e responsável pelo desenvolvimento de projetos, Emerson Souto.
Segundo ele, serão monitoradas seis dimensões: economia, infraestrutura, meio ambiente, direitos fundamentais, protagonismo social e gestão pública. "Tais áreas devem estar em equilíbrio a fim de fomentar o desenvolvimento do município de forma sustentável" destaca o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.
Os índices gerados pelo sistema permitirão que os gestores façam um comparativo e tenham um diagnóstico real do contexto municipal, permitindo que possam aprimorar as dimensões, aplicar recursos nas áreas mais carentes e medir os resultados das políticas públicas.
Para o secretário executivo da AMMVI, este ambiente de informações integradas e simplificadas irá subsidiar o planejamento de políticas públicas e a tomada de decisão na administração municipal. "Será uma ferramenta que possibilitará fomentar o controle social, bem como estimular a alocação eficaz de recursos" salienta.
Os secretários executivos discutiram ainda temáticas relacionadas à educação, saneamento, meio ambiente, movimento econômico, agricultura, entre outros.
Michele Prada
Assessoria de Comunicação – AMMVI