You are currently viewing Reunião com Prefeitos da AMAI determina retorno das aulas na próxima semana

Reunião com Prefeitos da AMAI determina retorno das aulas na próxima semana

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira em Xanxerê, os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI, determinaram pelo fornecimento do transporte escolar para a rede estadual e o retorno das aulas nas escolas municipais dos municípios em situação de emergência devido ao surto da Gripe A.
A suspensão das atividades escolares foi determinada na sexta-feira anterior pelos prefeitos de 13 municípios da Associação, exceto São Domingos que não se manifestou com relação à paralisação. Cada município instituiu um decreto municipal comunicando a suspensão das aulas da rede municipal de ensino, e também a recomendação de suspensão de atividades coordenadas pelas Secretarias Municipais e o Poder Publico de cada município até o dia 21 de Agosto.
Uma nova reunião estava marcada para o dia 21 de Agosto com os prefeitos da AMAI para discutir a paralisação das atividades. Nesta reunião os prefeitos fariam uma avaliação do período e um estudo sobre os casos suspeitos e confirmados com a Gripe A nos municípios que compreendem a Associação.
Segundo Osmar Tozzo, Prefeito de Passos Maia e presidente da AMAI, a Secretaria de Estado da Educação não suspendeu as aulas da rede estadual de ensino, criando assim uma dificuldade muito grande para o deslocamento dos alunos para os colégios estaduais, já que a maioria destes, residem em comunidades do interior dos municípios. Tozzo comenta que com a determinação da suspensão das aulas da rede municipal, o transporte escolar também ficou paralisado nesta semana, "nos temos uma parceria com o Governo do Estado para o transporte de alunos da rede estadual de ensino, e quando paralisamos as atividades escolares da rede municipal estávamos ainda em conversa com a Secretaria de Estado da Educação para decidir pela paralisação conjunta das aulas pelo menos até o dia 21 de Agosto. Mas o governo do estado não fez a suspensão das aulas, e isso fez com que nós prefeitos, tomássemos a decisão de retornar com as aulas a partir da próxima segunda-feira (17) fornecendo também o transporte escolar para todos os alunos dos municípios da Associação", conclui o Presidente da AMAI.
O decreto publicado no início da semana será retificado determinando a volta das aulas na rede municipal a partir do dia 17 de agosto. As demais determinações do documento, seguem inalteradas recomendando o cancelamento das demais atividades coordenadas pelo poder público do município bem como da recomendação da máxima circulação de ar possível nos estabelecimentos comerciais, na realização de cultos ecumênicos e demais locais onde pode ocorrer a aglomeração de pessoas.
Na avaliação dos prefeitos, a ação preventiva adotada pelos municípios nesta semana, com o cancelamento das aulas e a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, trouxeram números positivos aos municípios, onde se registrou uma queda de casos na região, além de possibilitar um equilíbrio para que o vírus não se propague com mais facilidade entre os municípios da região da AMAI.

Fonte: Assessoria de Impresa – Passos Maia