You are currently viewing Posse da nova diretoria do Consasc encerra o 3º Seminário de Agricultura

Posse da nova diretoria do Consasc encerra o 3º Seminário de Agricultura

O 3º Seminário de Secretários e Técnicos de Agricultura do Estado de Santa Catarina encerrou suas atividades na manhã de quarta-feira (22) com a posse da nova diretoria executiva do Conselho de Secretários Municipais de Agricultura (Consasc). Na ocasião, foi lida a "Carta de Curitibanos", aprovada por unanimidade pelos presentes. No documento, foram levantados os principais temas debatidos entre os secretários, como a importância da agricultura na economia catarinense e a necessidade de se obter mais incentivo por parte dos governos estadual e federal. Para fazer o download da carta, clique no link ao final do texto.

A nova gestão está estruturada da seguinte maneira:

Cargo

Nome

Município

Presidente

Donato João Noernberg

Canoinhas

Vice-presidente

Valdir Zembruski

Xanxerê

Primeiro Secretário

Antônio Colussi

Concórdia

Segundo Secretário

Nilton Provensi Machado

Pomerode

Conselheiro Executivo

Jacir Scapin

Guaraciaba

Conselheiro Executivo

Mauro Zandavalli

Chapecó

Conselheiro Executivo

Marcos Kreich

São João do Itaperiu

Conselheiro Executivo

José Antônio da Silva

Sombrio

Conselheiro Executivo

Vanderlei de Souza Branco

Brunópolis

Assembleia do Consasc

A votação para escolha da nova diretoria fora realizada na terça-feira (21) ao final do primeiro dia do seminário, quando os secretários participaram da Assembleia Geral Ordinária do Consasc. O encontro foi iniciado com a apresentação do conselho pelo presidente, João Donato Noernberg, secretário de agricultura de Canoinhas. Noernberg apresentou aos presentes um breve histórico do Consasc, além de sua estrutura. Também foi lida a nominata para o colegiado de representantes, que foram indicados pelas associações de municípios, e realizada a votação para aprovação do colegiado – cuja lista está disponível para download no final desta matéria – e da nova diretoria. Na assembleia ainda foram debatidos alguns problemas recorrentes nas secretarias municipais e nas atividades agrícolas regionais.

Palestras do segundo dia

Desafios e oportunidades para a agricultura familair em Santa Catarina foi o tema que abriu o evento na quarta-feira. O palestrante Airton Spies, que obteve um vasto conhecimento sobre o assunto a partir de estudos realizados na Austrália, promoveu o debate sobre o assunto contrapondo agricultura familiar e agronegócios, e concluindo que as atvidades não são excludentes. "É possível ter pequenas propriedades e grandes negócios? Sim, depende das habilidades de gestão do produtor rural. A agricultura familiar não vai acabar,  mas vai se modificando para se ajustar às exigências do mercado e da legislação." Em seguida, os debatedores José Walter Dresch e Enori Barbieri discutiram sobre o tema da agricultura familiar, propostas e políticas públicas para desenvolver o crescimento das atividades do setor.

Em seguida, Daniel Rugieri e Irani Cardoso, da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), falaram sobre o acessos dos moradores das zonas rurais a linhas telefônicas e internet, além da proposta de implantação de postos de serviço de comunicação.

A última palestra foi realizada pelo secretário executivo do programa Microbacias, Athos de Almeida Lopes, apresentando o projeto que  visa a recuperação ambiental e o apoio ao pequeno produtor, e tem como objetivos a redução da pobreza e o aumento da participação efetiva dos atores sociais. 

O material apresentado pelos palestrantes estará disponível no site da EGEM (http://www.egem.org.br/) a partir de segunda-feira (27).  

Para mais informações, escreva para imprensa@fecam.org.br.

 

ASCOM/FECAM