Debate sobre os problemas enfrentados pelos Municípios em função da crise é um dos itens da pauta que compõem a Programação Preliminar da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada de 14 a 17 de julho, em Brasília.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, destaca que as reivindicações são todas em prol do desenvolvimento do municipalismo brasileiro.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou que nesta edição os debates estarão fundamentados na necessidade de um novo pacto federativo. Ele defende que deve ser feito uma reforma na definição das competências entre os entes – União, Estados e Municípios – e que a distribuição dos recursos fique proporcional às competências de cada um dos entes. "Os Municípios, ao longo dos anos, têm recebido mais responsabilidades e isto onera mais despesas. É necessário restabelecer o Pacto Federativo", disse.
Ziulkoski também pondera que o encontro é um espaço para compartilhar informações e conhecimentos sobre a realidade brasileira e os aspectos mais importantes da gestão municipal. Também é uma oportunidade para a qualificação de secretários e técnicos municipais, em especial das áreas de Fazenda, Educação e Saúde. Um marco do municipalismo brasileiro, a Marcha conta anualmente com a participação de prefeitos, vereadores, secretários, representantes do governo estadual, federal e parlamentares. O presidente Lula também tem sido presença confirmada desde 2003
Fonte: Site CNM