You are currently viewing Colegiado de Agricultura da Amai debate questões orçamentárias

Colegiado de Agricultura da Amai debate questões orçamentárias

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com objetivo de fornecer informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e as instituições governamentais e particulares e informações estaduais, principalmente questões ligadas ao orçamento das secretarias municipais de agricultura, o colegiado de agricultura da Amai se reuniu na tarde de ontem. Todas estas informações foram repassadas pela assessora contábil da Amai, Loemi Lourdes de Carli.

O Secretario de agricultura de Xanxerê, Valdir Zembruski, que preside o colegiado, ressalta que existe uma grande preocupação do setor quanto ao orçamento direcionado, em todos os municípios, as secretarias de agricultura "Entendemos por bem trazer uma pessoa com grande entendimento nessa área para poder orientar os secretários e de que forma podemos ampliar os orçamentos, quais as ferramentas disponíveis e como que de fato a gente se apropria do conhecimento do que é o PPA, a LDO, LOA e a LRF" argumenta Zembruski, ressaltando que é necessário avançar muito na questão da agricultura, porque a região é essencialmente agrícola e na maioria das vezes todas as execuções das ações que envolvem o setor esbarram na questão orçamentária.

Através da reunião os secretários puderam conhecer alguns caminhos para estas questões. Uma das ferramentas é as audiências públicas, onde se defendem prioridades e que as mesmas sejam garantidas no orçamento. Outro caminho é a negociação com as Câmaras de vereadores, que vão aprovar os orçamentos. "Também recebemos orientações sobre a responsabilidade do planejamento incluindo no PPA o que é pretendido desenvolver durante os quatro anos, pois se não estiver previsto não terá como executar", destaca Zembruski.

Na reunião também foram eleitos dois delegados para o Conselho estadual de Agricultura de Santa Catarina (CONSASC), sendo que Valdir Zembruski foi escolhido como delegado efetivo e Ivo Cortelini como suplente. Outra questão discutida foi a avaliação com relação a estiagem de que forma os municípios estão sendo atendidos, principalmente do setor agrícola e se recursos encaminhados dão conta da demanda.

Fonte: Jornal O Diário, de 05 de junho de 2009.