A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) realizaram ontem a terceira etapa da implantação do sistema do Registro Mercantil integrado (Regin) que tem como objetivo apoiar os municípios na modernização dos procedimentos para abertura de empresas. Estavam participando da capacitação cerca de 50 pessoas, entre o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e setores de tributação das prefeituras.
Segundo o coordenador do centro de Tecnologia e Informação da Fecam, Emerson Souto, alguns municípios da região da Amai, como Xanxerê, Xaxim e Ouro Verde, já estão utilizando o sistema que agiliza o processo de abertura de empresas, fazendo as solicitações pela internet. "A simplificação está na facilidade de fazer a solicitação da abertura das empresas, já que o processo integra os órgãos. O empresário pode acompanhar o processo pela internet, e essa etapa da capacitação é a operacionalização do sistema" explica.
Ate o final de maio, todos os municípios da região da Amai devem estar trabalhando com o Regin. O Sistema de Registro Mercantil Integrado é um projeto da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) e, segundo o coordenador, os municípios terão benefícios com a utilização do sistema, diminuindo as despesas que atuam na informalidade e aumentado a arrecadação, alem de modernizar a gestão administrativa.
A primeira etapa foi de apresentação e funcionamento do sistema Regin. A segunda etapa foi sobre os parâmetros dos municípios, na qual cada um se cadastrou para fazer o programa.
Fonte: Jornal Folha Regional, 08/04/2009