Técnicos da Vigilância Sanitária participaram de cursos sobre a qualidade da água

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Cerca de 20 representantes dos municípios da Amai e Amnoroeste participaram do curso sobre a qualidade da água. Segundo a presidente do colegiado e secretaria da saúde de Lajeado Grande, Terezinha Siviero, o curso aconteceu diante da necessidade que os municípios sentirem em treinar para o controle da qualidade da água. "É uma preocupação de todos os municípios quanto a qualidade da água, tanto que tivemos todos os municípios da Amai inscritos e ainda municípios da Amnoroeste", explica.

O curso treinará técnicos da Vigilância Sanitária dos municípios sobre a qualidade da água para o consumo humano. Segundo o diretor de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina Sergio Ricardo de Brito, os técnicos desenvolverão ações no município visando a qualidade da água para a população tanto nos sistemas das concessionárias como na parte da vigilância que é coletar as águas e monitorar para fazer contraponto entre uma analise e outra. "Vai ser repassado para os técnicos a forma correta de se coletar água, um sistema informatizado onde eles vão alimentar os resultados das analises de água, que é monitorada pelo Ministério da Saúde, pelo estado e pelo município. Os municípios vão montar um cronograma para enviar as coletas para o laboratório de Chapecó", explica. O gerente da Regional de saúde César Dadia Sampaio, explicou que tudo faz parte de um conjunto de ação de controle da qualidade da água que o estado promove e que os municípios tem que se adequar. "São desenvolvidas ações para capacitar os municípios aproveitando 80% dos municípios que trocaram os dirigentes municipais e necessitam dessa capacitação e também da conscientização", comenta.

A água é um componente do meio ambiente que se altera muito facilmente e, segundo o diretor de Vigilância Sanitária do Estado, diante do crescimento populacional dos municípios e do desenvolvimento da agroindústria, que é muito poluidor e altera o ambiente e a qualidade de água. "Cada vez mais temos que buscar água em nossos mananciais, como o aqüífero Guarani, que já esta começando a ficar poluído em virtude dessa procura indiscriminada. Então é preciso cuidar da água que se tem e discutir sobre as ações e questões relacionadas", finaliza.

Fonte: Jornal Folha Regional, de 29/04/09