Ponte Serrada define seus representantes no Colegiado do Território da Cidadania Meio Oeste Contestado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na quarta-feira dia 08/04/2009 reuniram-se na Câmara de Vereadores do Município de Ponte Serrada, representantes do Poder Público, da Sociedade Civil e da Coordenação Provisória do Território da Cidadania Meio Oeste Contestado, com o objetivo de escolher a representação municipal no Colegiado Territorial.

A plenária de Ponte Serrada foi coordenada por Seliane Pierezan da Cooperativa dos Trabalhadores da Reforma Agrária de Santa Catarina-COOPTRASC, e Neiva Dalla Vecchia, do Escritório Municipal da Epagri de Ponte Serrada. Na ocasião foi feita a contextualização do Programa dos Territórios Rurais no Estado de Santa Catarina, até passar as discussões mais ampliadas do Território da Cidadania, sendo o Território Meio Oeste Contestado o primeiro do Estado a receber o Programa, que englobará no ano de 2009, 180 ações na Matriz Federal ofertadas por 18 Ministérios, totalizando um total de R$ 160,9 milhões no Território. O Programa contará também com uma Matriz de ações Estaduais, que ainda está sendo formulada pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Os objetivo geral do Programa é a superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural segundo uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. E tem como objetivos específicos: inclusão produtiva das populações pobres; planejamento e integração de políticas públicas; ampliação da participação social e a busca da universalização de programas básicos de cidadania.

Também foi explicado o papel do Colegiado Territorial, que é a instância deliberativa do Território e que estará a todo momento fazendo o controle social, sendo consultado, articulando e principalmente deliberando sobre as ações apresentadas na matriz operacional

Foram escolhidos para representar Ponte Serrada no Colegiado:

Ø Pelo Poder Público: Márcio José Chibicheski – Secretário de Administração, Sidney Pino Gomes – Vereador, sendo suplente Gilson Damaceno – Vereador.

Ø Pela Sociedade Civil: Neiva Dalla Vecchia – Representando a Cooperativa dos Pequenos Empreendimentos Familiares de Ponte Serrada COOPERFAPS, Francisco Cortellini – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ademir Amadori – Associação das Microbacias, sendo suplente Dorvalino Bazi – Associação das Microbacias.

O papel principal dos representantes é manter o município informado das ações do Programa, discutir territorialmente as dificuldades encontradas para o desenvolvimento sustentável, socializar experiências e principalmente contribuir para garantir que as políticas publicas cheguem ao público prioritário do Programa, ou seja, a população de baixa renda, principalmente no meio rural.

Fonte: ASCOM Prefefeitura Municipal de Ponte Serrada