Aconteceu, ontem, na Associação dos Municípios do Alto Irani, a capacitação sobre os programas e projetos da Caixa Econômica Federal com os municípios da Amai e da Amnoroeste. Estavam reunidos técnicos, gerentes, engenheiros da Caixa e servidores das prefeituras que cuidam dos repasses dos projetos de infraestrutura, saneamento e habitação. Segundo o superintendente regional do oeste catarinense da Caixa Econômica Federal, João Deom Pereira, o objetivo é fazer uma oficina, uma construção conjunta de conhecimento, para que se possa ganhar agilidade e que os recursos cheguem de forma mais efetiva às comunidades. “Nós temos a realidade de mudanças de equipes por causa das novas gestões, e essa é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos. Nossa expectativa é que tenhamos uma melhor gestão dos recursos”, explica.
A Caixa está com a novidade de treinar uma pessoa de cada prefeitura para ser gerente municipal de convênios e contratos. “Nós vamos fazer esse treinamento para que essa pessoa possa, de forma efetiva, conduzir os contratos em nível de município. Nós pretendemos que a gestão, no âmbito local, seja feita por uma pessoa que tenha todo o conhecimento dos projetos e gerência até a prestação de contas final”, comenta.
O vice-presidente da Amai, Flávio Boff, garantiu que a capacitação é importante para que os municípios possam buscar esses projetos de forma correta. “A capacitação tem muita importância, porque é preciso de um conhecimento maior, pois os municípios precisam começar os projetos de maneira correta, dentro das condições técnicas que se exige, para que eles se tornem viáveis mais facilmente”, analisa.
Fonte: Jornal Folha Regional, por Larissa Damian