You are currently viewing Colegiado de Saúde da AMAI elege nova diretoria

Colegiado de Saúde da AMAI elege nova diretoria

Na manhã de quarta-feira (04), o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da Amai se reuniu para debater uma série de questões relacionadas ao atendimento da população dos municípios e eleger sua nova diretoria para mandato de um ano. Foram eleitos e empossados, Terezinha Siviero, Secretária de Saúde de Lajeado Grande como presidente, Sônia Teresinha Franzoi Bodanese, Secretária de Saúde de Vargeão como vice-presidente, Mariza Zanchet, Secretária de Saúde de Passos Maia como 1ª Secretária, e Aline Minetto Sikoski, Secretária de Saúde de São Domingos como 2ª Secretária.

O objetivo do colegiado é integrar os gestores de saúde e oportunizar o debate visando à busca de soluções para problemas comuns nos municípios.

Na pauta, foram abordadas as principais dificuldades que os gestores estão enfrentando com o programa do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), promovido pelo Governo Federal em parceria com os Estados e Municípios. Entre as próximas iniciativas do grupo, está à reivindicação da vinda de mais uma UTI Móvel para a região, tendo em vista o número de acidentes ocorridos e a distância de alguns municípios até Xanxerê.

Sobre o convênio com o Hospital São Paulo, a Presidente do Colegiado, explanou sobre as decisões tomadas na última reunião de Prefeitos da AMAI, a qual estava presente e contou com a participação do Diretor do Hospital Regional São Paulo, Jonei Lunkes. Durante a Assembléia foi deliberado o aumento de 50% no valor atual do convênio, para a manutenção dos serviços de urgência e emergência prestados aos municípios.

Também foi deliberada a indicação da Secretária Saúde de Vargeão, Sônia Teresinha Franzoi Bodanese, para concorrer a uma vaga na nova Diretoria do COSEMS/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), durante evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de março, em Florianópolis. Os membros do COSEMS/SC fazem parte de todas as instâncias deliberativas e de negociação do setor de saúde e diligenciam no sentido de que as Secretarias Municipais de Saúde participem nas decisões tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais, que lhes interessem diretamente.

A reunião contou com representantes de todos os municípios da AMAI, que puderam realizar intercâmbio de experiência e apresentar propostas para equacionar alguns problemas da área da saúde.

Fonte: AMAI