Nesta segunda-feira (16), a equipe responsável pela organização do "Curso Introdutório para as equipes de saúde da família", composta por representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMOSC), Escola de Saúde Pública da Secretaria da Saúde de Santa Catarina, Secretarias Regionais de Saúde de Chapecó e Xanxerê, Associações de Municípios do Alto Irani (AMAI) e Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), esteve reunida na sede da AMOSC, em Chapecó.
O objetivo da reunião foi acertar detalhes da organização do curso que acontecerá de 16/03 a 12/06 de 2009 e deve capacitar 2000 profissionais das regiões da AMAI, AMNOROESTE e AMOSC.
A capacitação será dividida em 4 módulos, com 8 encontros por turma, 8 horas aula cada, somando 64 horas de treinamento e mais 16 horas de disperção, totalizando 80 horas.
A parte pedagógica ficará a cargo da Escola de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina e a organização geral, sob a responsabilidade do o CIS-AMOSC, com apoio Gerência de Saúde de Xanxerê.
Para o Prefeito de Passos Maia e Presidente da AMAI Osmar Tozzo, "o curso é uma grande oportunidade para qualificarmos cada vez mais os serviços prestados aos usuários do SUS".
A capacitação representa o cumprimento do que dispõe a Portaria nº 648, de 28 de março de 2006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica do ministério da Saúde e a deliberação 021/CIB/07 (Comissão Intergestores Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde).
Serão capacitados agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, auxiliares de consultório odontológico, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, odontólogos, secretários municipais de saúde, dentre outros profissionais que atuam nas unidades de saúde da família.
Fonte: AMAI